O que era o "Fuiteger Aero" e como foi criado?

ACESSO AO SITE: fuiteger-aero.org
21/JUL/2024

Frutiger Aero Estética

Frutiger Aero , também conhecido como Web 2.0 Gloss , foi um estilo de design difundido que dominou vários campos, incluindo publicidade, mídia, imagens de stock e tecnologia, de aproximadamente 2004 a 2013. Surgindo após a estética Y2K , Frutiger Aero se distingue pelo uso extensivo de skeuomorphism , texturas brilhantes, paletas de cores vibrantes (especialmente verdes e azuis) e elementos inspirados na natureza, como céus nublados, peixes tropicais, água e bolhas. A estética também apresenta reflexos de lente, efeitos bokeh, padrões Abstract Tech , gradientes inspirados na aurora e o uso frequente da fonte Frutiger.



Inicialmente, esse estilo de design não tinha um nome específico e estava mais associado a estilos individuais (por exemplo, Windows Aero , ícones skeuomórficos do iOS e os visuais de Mirror's Edge e Spore) do que a uma categoria estética mais ampla. Durante seu auge, alguns se referiam a ele como " Web 2.0 Gloss ", mas esse termo descrevia principalmente elementos de interface brilhantes em vez da estética geral. O termo " Frutiger Aero " foi introduzido em 2017 por Sofi Lee do Consumer Aesthetics Research Institute e ganhou força significativa em 2022, levando a um interesse renovado na estética.


Imagem da estética Frutiger Aero

Frutiger Aero abrange uma variedade de subestéticas e estéticas relacionadas , como Frutiger Metro , Technozen , Frutiger Eco e Helvetica Aqua Aero . O nome "Frutiger Aero" é derivado de duas influências principais: a fonte Frutiger, criada por Adrian Frutiger e comumente usada em designs Frutiger Aero, e a interface Windows Aero, introduzida no Windows Vista e Windows 7, que desempenhou um papel significativo na popularização da aparência brilhante e translúcida da estética.



banner de anúncio para skeuoss.net - frutiger aero shop


O desenvolvimento e a progressão do Frutiger Aero

Primeiras influências (2001-2004)

As origens do Frutiger Aero podem ser rastreadas até as primeiras compilações do Windows Longhorn da Microsoft (mais tarde lançado como Windows Vista ) e a linguagem de design skeuomórfica do Mac OS X, que se inspirou nas primeiras versões do iMovie. À medida que o mundo fazia a transição da era Y2K, marcada por eventos como o estouro da bolha das pontocom , os ataques de 11 de setembro e a Guerra ao Terror , o Frutiger Aero começou a emergir como uma linguagem de design nova e otimista que refletia a mudança do cenário cultural do início dos anos 2000.


Uma captura de tela do Windows Longhorn, um precursor inicial da estética Frutiger Aero

Adoção generalizada (2004-2007)

O Frutiger Aero ganhou reconhecimento e adoção significativos a partir do final de 2004, com o lançamento do Windows Media Player 10, a Sétima Geração de Consoles de Videogame (incluindo o PlayStation Portable e sua interface XrossMediaBar), a icônica campanha publicitária "Silhouette" do iPod da Apple ( Funky Seasons ) e a ascensão das tendências de design da Web 2.0.


A popularidade da estética continuou a crescer em 2005 e 2006, com o lançamento do Windows XP Media Center Edition 2005, Longhorn Build 5048 (a primeira compilação com uma interface de usuário totalmente habilitada para Aero), Windows Vista Beta 1, Xbox 360 (com seu Blades Dashboard), Nintendo DS Lite , PlayStation 3 e Nintendo Wii . Em 2007, com o lançamento do Windows Vista , o iPhone de primeira geração (executando o iPhone OS 1.0 ) e o Mac OS X Leopard (10.5), o Frutiger Aero havia se estabelecido firmemente como a estética de design dominante da época.


Uma colagem de consoles de videogame da sétima geração, apresentando designs inspirados no Frutiger Aero

O auge da influência (2007-2012)

De 2007 a 2012, Frutiger Aero atingiu seu auge de influência, permeando quase todos os aspectos da cultura visual. A estética serviu como uma evolução mais refinada e amigável às empresas da estética Y2K, apresentando elementos brilhantes, lustrosos e futuristas semelhantes. Durante esse período, Frutiger Aero também cruzou com outras estéticas populares, como McBling , Surf Crush e ElectroPop 08 , levando ao surgimento de várias subestéticas sob o Frutiger Umbrella em constante expansão .


Popularidade em declínio e ressurgimento (2012-presente)

A ascensão do Flat Design no início da década de 2010 marcou o início do declínio do Frutiger Aero. Em 2012, o visual skeuomórfico do Frutiger Aero (como visto no Windows 7 ) começou a desaparecer em favor do visual Flat Design (como exemplificado pelo Windows 8 e Windows 10 ). O Wii U da Nintendo (2012) foi o último console de videogame a abraçar totalmente o Frutiger Aero, mas seu fracasso comercial contribuiu ainda mais para o declínio da estética.


Em 2013, com o lançamento do iOS 7 e a crescente popularidade das tendências de design minimalista, o Frutiger Aero caiu em desuso. O surgimento da Corporate Memphis em 2017 solidificou ainda mais a mudança do estilo skeuomórfico e brilhante do Frutiger Aero. No entanto, a estética tem experimentado um ressurgimento nos últimos anos, impulsionada pela nostalgia e uma crescente apreciação por sua linguagem visual única. A hashtag #frutigeraero acumulou mais de 30 milhões de visualizações no TikTok, e até mesmo a Microsoft reconheceu o legado da estética em uma postagem do TikTok em sua conta oficial.


Uma captura de tela da interface do usuário do Windows 8, mostrando a mudança para o Flat Design

Revival e Neo-Aero (2022-presente)

O termo " Frutiger Aero " foi cunhado por Sofi Lee do Consumer Aesthetics Research Institute em 2017, levando a um aumento gradual no interesse pela estética. Desde o final de 2022, ele tem experimentado um renascimento por meio de vídeos do TikTok movidos pela nostalgia, com a hashtag #frutigeraero sendo usada mais de 30 milhões de vezes, e no Reddit com o subreddit r/FrutigerAero que tem mais de 50.000 membros.


Uma imagem estética do Frutiger Aero

Em agosto de 2023, uma postagem do TikTok especificamente sobre a estética foi compartilhada na conta oficial do Windows TikTok. Além disso, alguns acreditam que o Windows 11 está relacionado ao Frutiger Aero ou contém uma estética sucessora ( Glassmorphism ), como é evidente em materiais promocionais. Na Wikipedia ucraniana, um artigo abrangente apareceu descrevendo o Frutiger Aero , incluindo sua história, visuais e lista de usos. Na seção " Legacy " do artigo da Wikipedia do Windows Aero , o Frutiger Aero é reconhecido como tendo existido, apresentando uma breve descrição dos visuais e da história da estética.


O renascimento da Aero reflete o ressurgimento do Y2K, uma tendência que está em andamento desde meados do final da década de 2010. Dado esse fenômeno Neo-Y2K, é plausível que um movimento " Neo-Aero " esteja em andamento ou surgirá no futuro, exemplificando o "ciclo de nostalgia de 20 anos", já que a Frutiger Aero começou a desencadear nostalgia em massa aproximadamente 18 anos após seu surgimento.


Características visuais essenciais

As interfaces de usuário do Frutiger Aero geralmente incorporam gradientes lineares, efeitos de bloom e glow, e um brilho brilhante em muitos elementos para criar uma sensação de profundidade e realismo. À primeira vista, os visuais do Frutiger Aero podem ser confundidos com a estética Y2K, mas a principal diferença está nos visuais de alta definição e gráficos 3D mais sofisticados em comparação com a maioria das imagens Y2K (em grande parte devido ao Frutiger Aero ter surgido quando o vídeo HD começou a ganhar popularidade).


Os visuais do Frutiger Aero carecem um pouco da mentalidade "vale tudo" frequentemente associada à estética Y2K (por exemplo, o "Green Head" do Media Player do Windows ME ), optando por um visual mais refinado. A estética do Frutiger Aero é frequentemente considerada o "ponto médio" entre a agitação da era Y2K e o minimalismo da era Flat Design/Corporate Memphis.


Motivos comuns associados ao Frutiger Aero incluem skeuomorphism, texturas brilhantes, "humanismo", elementos inspirados na natureza, bokeh, bolhas, fontes Frutiger, vidro e auroras . Alguns designs Frutiger Aero apresentam com destaque a cor azul para imitar o oceano ou para se assemelhar à Abstract Tech, enquanto outros adotam uma abordagem verde, mais voltada para a natureza .


Sub-Estética e Estilos Relacionados

A era Frutiger abrangeu o zeitgeist de meados dos anos 2000 (2004) até o início dos anos 2010 (2013). Frutiger Aero e sua estética e subgêneros relacionados dominaram a publicidade, imagens de estoque, tecnologia, web design, branding e mídia durante seu período mainstream. A era Frutiger sucedeu a era Y2K e precedeu a era Flat Design, frequentemente considerada o meio termo entre as duas. O Frutiger Aero em si é cada vez mais amplo, levando a internet a atribuir subcategorias para entender melhor suas complexidades.


Um diagrama mostrando os vários subgêneros e estéticas relacionadas dentro da família Frutiger Aero

Sub-Estética

Frutiger Eco

Um exemplo da estética Frutiger Eco, apresentando visuais inspirados na natureza e arquitetura futurista

Frutiger Eco é uma ampla subestética da Frutiger Aero que foca em energia renovável, vivendo em harmonia com a natureza e incorporando temas futuristas e arquitetura centrada em sustentabilidade. Foi predominante em imagens, publicidade e design gráfico de meados dos anos 2000 e início dos anos 2010, visando aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas enquanto encorajava o otimismo por meio de visuais retratando um futuro utópico avançado e ecologicamente correto.


Helvética Aqua Aero

Um exemplo da estética Helvetica Aqua Aero, com imagens temáticas do oceano e elementos brilhantes

Helvetica Aqua Aero (também conhecida como Frutiger Aqua , Aquacore , Low Frutiger ou simplesmente Helvetica Aqua ) é uma subestética Frutiger Aero e Y2K caracterizada pelo uso de imagens relacionadas ao mar, ao oceano e às praias. Ela combina elementos aquáticos com aspectos compartilhados de Y2K e Frutiger Aero, como brilho, futurismo, objetos renderizados em 3D, imagens do início dos anos 2000 e gradientes. Devido a isso, é considerada o ponto médio entre Y2K (1997-2004) e Frutiger Aero (2004-2013).


Frutiger Aurora

Um exemplo da estética Frutiger Aurora, apresentando visuais inspirados na aurora boreal

Frutiger Aurora é um subgênero do Frutiger Aero que foca no visual da aurora — uma exibição de luz natural no céu da Terra, predominantemente vista em regiões de alta latitude ao redor do Ártico e da Antártida. Frutiger Aurora surgiu no início dos anos 2000, no final da era Y2K, e manteve sua popularidade até o início dos anos 2010.


Aero escuro

Um exemplo da estética Dark Aero, apresentando uma paleta de cores mais escuras e elementos elegantes e futuristas

Dark Aero , também conhecido como Mata Nero ou Frutiger Ego , é um subgênero do Frutiger Aero popular de 2006 a 2015. O Dark Aero emprega uma paleta de cores mais escura, contrastando com os motivos coloridos e cheios de profundidade característicos do Frutiger Aero, resultando em um visual mais simplista que persistiu mesmo após o declínio do Frutiger Aero. Outra característica marcante do Dark Aero é o vidro aerodinâmico .


Tecnozen

Um exemplo da estética Technozen, apresentando elementos de design minimalista de inspiração japonesa

Technozen (também conhecido como Techno Kawaii Zen , ou alternativamente Yuki ) é uma estética inspirada principalmente pela estética da tecnologia japonesa de meados/final dos anos 2000. Pode ser descrito como frio, estéril e de aparência profissional, ao mesmo tempo em que é aconchegante, amigável e fofo. Technozen é a contraparte japonesa do Frutiger Aero e é considerado uma subestética dele, embora o Technozen seja amplamente evocativo do design asiático, enquanto o Frutiger Aero é mais global.


Estações Funky

Um exemplo da estética Funky Seasons, apresentando uma paleta de cores vibrantes de verde-limão elétrico, azul-celeste, rosa choque e laranja neon

Funky Seasons (também conhecido como Four Colors ) era um esquema de cores frequentemente usado em produtos de consumo e tecnologia durante meados dos anos 2000 até o início dos anos 2010, visto pela primeira vez por volta de 2004 como parte da campanha publicitária "Silhouette" do iPod da Apple. É um subgênero do Superflat Pop e Frutiger Aero, consistindo proeminentemente de lima elétrico, azul-celeste, rosa-choque e laranja neon.


DORFic

Um exemplo da estética DORFic, com imagens minimalistas inspiradas na tecnologia abstrata e foco em tons de luz do dia e laranja

DORFic (também conhecido como Sunshine Polypunk ou PolySunk ) é uma estética com imagens minimalistas no estilo Abstract Tech que foi popular de meados/final dos anos 2000 até meados dos anos 2010. DORFic é uma sigla para daylight, orange, futurism e as últimas quatro letras da palavra "graphic" (simplificada para " Fic "). Essa estética é um subgênero de Frutiger Aero e Abstract Tech, e pode ser comparada ao Stecffism (subgênero Frutiger Eco) devido aos seus elementos corporativos compartilhados.


Jardim vetorial

Um exemplo da estética Vectorgarden, exibindo padrões abstratos minimalistas, flores e auroras

Vectorgarden (anteriormente conhecido como Floral Metro ) é um subgênero de Vectorflourish , Frutiger Aero e Frutiger Metro. É caracterizado por padrões abstratos minimalistas de floreio, flores, auroras, borboletas, bolhas e o uso pesado de gradientes, texturas transparentes e brilhantes. Vectorgarden foi popular entre meados dos anos 2000 e o início dos anos 2010, compartilhando sobreposição significativa com Frutiger Aero devido aos seus motivos visuais compartilhados, como humanismo, natureza, auroras e texturas brilhantes.


Estética Relacionada

Terciários brilhantes

Um exemplo da estética Bright Tertiaries, apresentando uma paleta de cores verde-limão, fúcsia, laranja e azul-petróleo

Bright Tertiaries é um estilo amplo de estética, design gráfico e design de interiores originário de meados dos anos 2000, juntamente com estéticas contemporâneas e visualmente semelhantes, como Frutiger Aero, Frutiger Metro e Funky Seasons . Foi utilizado para vários propósitos, predominantemente por corporações, e foi incrivelmente popular durante sua era. Bright Tertiaries é centrado principalmente em torno de uma paleta de cores terciárias de verde-limão, fúcsia, laranja e azul-petróleo.


Frutiger Metro

Um exemplo da estética do Frutiger Metro, apresentando designs planos baseados em vetores inspirados na linguagem de design do Metro

Frutiger Metro (também conhecido como Flat Frutiger Aero , Vector Metro ou Vector Vomit ) é uma estética ampla que abrange os designs gráficos baseados em vetores "Frutiger" dos anos 2000. Esses designs compartilham muitas semelhanças com Frutiger Aero e outras estéticas da época. Ao contrário de Frutiger Aero, que contém grandes quantidades de profundidade e textura, Frutiger Metro é plano. Seu nome é derivado de sua prima estética, Frutiger Aero , e da linguagem de design Metro criada pela Microsoft , que foi utilizada no Windows 8 (a aparência mais proeminente de Frutiger Metro).


A presença da Frutiger Aero na cultura popular

Ao contrário da estética Y2K do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, que influenciou fortemente filmes de ficção científica, programas de TV, música e videogames, havia menos sobreposição entre o Frutiger Aero e a cultura popular. Era e continua sendo principalmente uma filosofia de design corporativo. A estética Hexatron , com seu foco em superfícies escuras, UI e uma forte ênfase na cor azul, eventualmente superou o Frutiger Aero para se tornar mais popular.


Videojogos e plataformas de jogos

Devido ao seu design brilhante e minimalista, Frutiger Aero foi muito usado em videogames casuais como Wii Play e Purble Place. Portal, Mirror's Edge, Spore e The Sims 2 e 3 são exemplos notáveis e populares da estética no mundo dos jogos AAA (os últimos três sendo publicados pela Electronic Arts). Engines como Unreal Engine (usado em Mirror's Edge) e Source Engine (usado para criar Half-Life 2, Portal, Garry's Mod, TF2, etc.) frequentemente empregavam elementos de design semelhantes ao Frutiger Aero.


Com o retorno do Frutiger Aero em 2024, um jogo no Roblox chamado Frutiger Aero Tower foi criado, refletindo esse interesse renovado.


Acessórios fashions

Não existe uma moda Frutiger Aero 'oficial', embora alguns criadores no Pinterest e no TikTok estejam tentando reviver a estética usando roupas Frutiger Aero , caracterizadas pelas cores verde, branco e azul.


O sabonete Frutiger Aero da Palmolive ou Softsoap também é um acessório procurado entre os entusiastas do Frutiger Aero.


Ficção e Literatura na Internet

Elementos do Frutiger Aero também estão espalhados pela ficção da internet. Por exemplo, a Zoeific Biopolity do Orion's Arm não tem uma estética específica, dado que muitos trilhões de pessoas vivem nela, mas seu logotipo poderia ser considerado Frutiger Aero. É um império capitalista de vigilância autoritário baseado no ambientalismo e nas ideologias de direita da década de 2000.


Outro exemplo é Jade Harley, de Homestuck , uma personagem que gosta de natureza e tecnologia, semelhante à filosofia central da Frutiger Aero.


Tecnologia e Interfaces de Usuário

Essa estética foi usada na tecnologia e no design visual da época e é frequentemente associada ao iOS 1 a 6 e aos primeiros dias da Web 2.0.


Uma colagem de várias tecnologias da era Frutiger Aero, incluindo consoles de videogame, smartphones e sistemas operacionais

PlayStation Portátil (2004-2011)

Xbox 360 (2005-2013)

Gizmondo (2005-2006)

Nintendo DS Lite (2006)

PlayStation 3 (2006-2017)

Wii (2006-2017)

iMac baseado em Intel (2006-2020)

Windows Vista (2007-2017)

Windows Mobile 6.0-6.5 (2007-2009)

Sistema operacional LG Smart TV "NetCast" (2007-2014)

iOS 1-6 (2007-2014)

iPhone (1ª geração) - iPhone 4S (2007-2011)

Mac OS X 10.5-10.9 (2007-2013)

Modelos do PlayStation 2 Super Slim (2008-2013)

Nintendo DSi (2008-2010)

Android 1.0-4.4 (2008-2013)

Zeebo (2009-2011)

Windows 7 (2009-2020)

Samsung Galaxy S (2010)

PlayStation Vita (2011-2019)

Nintendo 3DS (2011-2020)

Samsung Galaxy S II-Nota (2011)

Wii U (2012-2017)

Música e Design de Som

Pode ser desafiador categorizar definitivamente a música como "Frutiger Aero", mas há certos sons e gêneros que evocam as qualidades futuristas, brilhantes e otimistas da estética. Isso inclui o uso de marimbas, pianos, violinos, sinos, sintetizadores, samples, efeitos de distorção, variações de pitch e velocidade (como ouvido no nightcore e daycore), bitcrush, instrumentos MIDI e baixo pesado.


Gêneros como Vaporwave, Trance, Techno, EDM, Ambient, Synthpop, Electroclash, Digital Hardcore, Hyperpop, Bubblegum Bass, PC Music, Vocaloid, Utopian Virtual, Seapunk , Cloud Rap, Jungle, Drum and Bass e Breakcore contêm elementos que ressoam com a estética Frutiger Aero. Exemplos específicos de sons inspirados no Frutiger Aero podem ser ouvidos na música e no design de som da mídia de 2004 a 2013, como o icônico toque do iPhone e o Wii Menu Theme (este último sendo um excelente exemplo da subestética Technozen).


Uma colagem de capas de álbuns e artistas musicais associados à estética Frutiger Aero

O ressurgimento da popularidade do Frutiger Aero no início da década de 2020 levou muitos artistas musicais a lançar trabalhos inspirados na estética



Comments

Popular posts from this blog

"DORFic" o que seria e o que é?